O melhor fundo de investimento do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Tenho certeza que você já ouviu falar em grandes investidores como Warren Buffett, Peter Lynch, Ray Dalio.

E em como eles conseguiram ao longo de muitos anos obter retornos constantes acima da média de mercado.

Mas e se eu te dissesse que existe um fundo de investimento que superou esses três grandes investidores com folga mesmo cobrando altas taxas de performance?

O Medallion Fund, fundo de investimentos da Renaissance Technologies (empresa de fundos de investimentos com operações quantitativas) fundada por Jim Simons obteve um retorno médio já descontando as taxas de 40% ao ano e entrou para a história como o maior fundo de investimento de todos os tempos superando com larga vantagem os maiores investidores do mundo.

Retornos anuais do Medallion Fund

Quem é Jim Simons

James Harris Simons, ou “Jim” Simons como é mais conhecido, é matemático, gestor de fundos de investimentos e fundador da Renaissance Technologies.

Seu fundo de investimento mais conhecido o Medallion, ajudou Simons a dar o primeiro passo na Revolução dos Quants e a colocá-lo no posto de um dos maiores investidores de todos os tempos.

Matemático brilhante, Simons é um investidor quantitativo, ou seja, cria e utiliza estratégias baseadas em algoritmos que fazem uma análise de dados detalhada dos ativos em busca de oportunidades.

Após formar-se em matemática pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1958.

Simons chegou a trabalhar com a Agência de Segurança Nacional estadunidense desvendando código e como professor de matemática e presidente do departamento de matemática da Stony Brook University .

Porém só na década de 80 iniciou sua trajetória no mercado financeiro fundando assim, aos 44 anos a Renaissance Technologies, grupo que gerencia fundos de investimentos.

Entre eles o Medallion Fund, fundo de hedge privado com uma estratégia secreta que garantiu a Simons tudo que ele precisava para atingir uma fortuna de mais de US$ 20 Bilhões de dólares.

Fortuna de Jim Simons
Fortuna de Jim Simons

Medallion Fund: O melhor fundo de investimentos do mundo

Após passar 2 anos investindo utilizando uma metodologia já conhecida e aplicada até hoje no mundo dos investimentos, o value investing aplicada por Buffet.

Fez com que Simons contratasse as pessoas mais inteligentes que pôde encontrar nas diversas áreas do conhecimento, em sua maioria com formações P.H.D.

E com isso decidiu fazer algo que ninguém estava vendo na época (e que não está sendo visto pelo público comum até hoje):

Criar estratégias com base em dados, fatos e assim eliminar a emoção da tomada de decisão nos investimentos.

E assim surgiu o Medalliom Fund, um fundo de investimento que apesar de cobrar uma taxa de 5% ao ano + 40% sobre performance obteve um retorno médio de 40% ao ano.

Esse retorno durou mais de 40 anos superando na maior parte deles o S&P 500 e com apenas um ano negativo durante toda a sua história (1989), tendo saído praticamente ileso na crise de 2008.

Retorno anual líquido do Medallion Fund
Retorno anual líquido do Medallion Fund

Pouco se sabe sobre a estratégia secreta criada por Simons e utilizada no Medallion Fund, Jim em vez de contratar pessoas do mercado financeiro focou mais em astrofísicos, matemáticos, cientistas da computação e até mesmo linguistas.

A proposta de Simons era justamente criar algo totalmente diferente do que se usava no mercado na época e é provável que técnicas de análise e processamento de grandes massas de dados, matemática, estatística e machine learning com certeza foram empregadas no Medallion, resta a nós meros mortais imaginar quais variáveis/indicadores foram considerados na criação de sua estratégia secreta, que provavelmente jamais serão revelados.

Os resultados incríveis do Medallion Fund foram tão expressivos que muitos brigam para ter acesso ao fundo de investimento e também para não sair dele, atualmente o fundo abre vagas apenas para sócios e colaboradores do próprio fundo, não sendo assim aberto ao público em geral e possui um patrimônio acima de US$ 68 Bilhões de dólares sob gestão.

Ativos sob gestão da Medallion
Ativos sob gestão da Medallion

Então é só ter um P.H.D e assim conseguirei vencer o mercado criando estratégias quantitativas?

NÃO! É provável que você não conheça a história da Long Term Capital Management (LTCM) que foi um fundo formado por dois ganhadores do prêmio Nobel, um deles Myron Samuel Scholes, criador do modelo que precifica opções utilizado até hoje no mercado.

Após passar por um período de ganhos forte e quase que ininterruptos o LTCM quebrou em 1998 pois estava operando extremamente alavancado e sem nenhuma gestão de risco adequada.

Fundo Long Term Capital Management (LTCM)
Fundo Long Term Capital Management (LTCM)

Com certeza ter conhecimentos sólidos em estatística, análise de dados, matemática e programação vai te ajudar no seu início mas se não forem aliados também a sólidos conhecimentos de mercado e gestão de risco eles podem ser um grande perigo.

A revolução QUANT

Jim Simons trouxe uma verdadeira revolução para o mercado financeiro, numa época onde em sua maioria ainda existiam muitas negociações presenciais, Jim viu a oportunidade de fazer diferente e olhar para o que ninguém estava vendo na época.

Cada vez mais o uso de meios estatísticos e matemáticos são utilizados nos mercados e hoje vivemos em um ambiente de negociações digital onde grandes fundos e instituições brigam entre si usando algoritmos extremamente velozes buscando extrair lucros do mercado em questão de segundos.

Com o crescimento exponencial dos dados e da capacidade de processamento dos mesmos via computadores mais potentes que na época que Simons iniciou, temos hoje um ambiente onde cada vez mais os mercados são dominados pelos high frequency traders (HFT).

Global Data Growth
Global Data Growth

Trading Quantitativo é para mim?

Esse forte crescimento dos dados disponíveis permitiu que mesmo nós meros mortais perante a grandes instituições com altos recursos humanos e financeiros pudéssemos executar estratégias quantitativas e obter retornos acima da média de mercado aplicando conceitos simples de estatística, machine learning e gestão de risco.

“Mas por que então ainda hoje os métodos quantitativos são tão esquecidos pelo público em geral e a análise técnica reina?”


A resposta para essa pergunta é simples, ser um trader quantitativo exige ESTUDO, DEDICAÇÃO E MUITA, MUITA PACIÊNCIA!

O fato é que a maioria das pessoas ao ouvirem que precisam aprender matemática, estatística, análise de dados e Machine Learning correm logo para onde se sentem confortáveis e dizem” “isso não é para mim“.

Iniciei meus estudos sobre finanças quantitativas no final de 2018 e na época eu era um absoluto leigo em excel, programação, machine learning e em outros conhecimentos necessários para realizar operações quantitativas.

Mais ou menos 1 ano e 8 meses depois estava com minha primeira estratégia quantitativa funcional, testada e validada em conta real pronta para execução e desde então venho executando essa estratégia em minhas operações.

Crescimento do Patrimônio nos últimos 3 meses
Crescimento do Patrimônio nos últimos 3 meses

Caso esteja pensando em estudar essa modalidade, não tenha pressa, esqueça os lucros rápidos e fáceis, foque no aprendizado e futuramente os retornos virão.

A solução completa para investir em Bitcoin e Criptoativos.

Últimos Insights